❀ Dica de como gravar a função de uma organela ❀

   Como prometido, vou escrever um post hoje e como estou fazendo cursinho, decidi falar sobre algum assunto relacionado ao que estou revendo e dar uma "dica" para gravar as benditas ORGANELAS da célula. Então vou dar uma resumida sobre o tema células e depois falar sobre cada função das organelas. Eu usei essa minha tática ano passado no vestibular da UNESP e deu certo, ela é meio sem nexo, mas se você levar a sério essas dicas dá certo.
   Vamos lá, vou revisar um pouquinho.... A célula é a unidade básica do ser vivo. Quando as células se agrupam, formam os tecidos (conjuntivo, epitelial...); já por sua vez, o conjunto de tecidos formam os órgãos (coração, estômago...); o conjunto de órgãos formam os sistemas (digestório, circulatório...) e por último, o conjunto de vários sistemas, forma o organismo.

   Então fica assim: 
                       CÉLULA --> TECIDO --> ÓRGÃO --> SISTEMA --> ORGANISMO
   Como já falei sobre a organização do ser vivo, vamos agora para a organização de uma célula:
   A célula é dividida em TRÊS partes: membrana plasmática (envolve a protege a célula), citoplasma (aonde ficam as organelas) e o núcleo (armazena o DNA). 



   Temos acima, a representação de uma célula. Vemos que tem vários nomes além do núcleo, membrana e citoplasma. Essas outras estruturas são chamadas de organelas ou organoides e se encontram no CITOPLASMA. Mas e agora, como eu vou lembrar a função de cada uma? É agora que entram as minhas dicas (:
   Retículo endoplasmático: transporta substancias. DICA: reti... nessas duas primeiras sílabas você lembra em retirar, para você retirar algo do lugar, você tem que fazer o transporte... dai vem: RETIculo endoplasmático, faz o transporte.
   Ribossomos: produção de proteína. DICA: ribo... você troca pra rico, se ele é rico, ele é rico em algo, nesse caso, o RIBOssomos ele é rico em proteínas, mas você tem que produzi-la.
   Complexo de Golgi: secreção celular. DICA: Golgi...você pega o Gol...pensa que você é o goleiro de um jogo futebol e alguém chuta a bola bem forte no gol e para defender, você se machuca e como dói muito, você começa a chorar e com o choro, sai as lágrimas...lágrimas são uma secreção...logo, complexo de GOLgi é a secreção celular.
   Lisossomos: digestão celular. DICA: (não entendam como nojenta essa parte, mas é a unica coisa que me fez lembrar dessa função)...Liso...pra você ficar com a barriga lisinha e retinha, você precisa ir ao banheiro e fazer a digestão de seu alimento...então, LISOssomos é a digestão célular.
   Mitocôndria: responsável pela respiração celular. DICA: desculpa, mas NÃO tenho dica para essa, porque pra mim essa é muito fácil de lembrar ):
   Centríolo: ajuda na formação dos cílios e dos flagelos. DICA: O perigo aqui não é o centríolo (feixes curtos de microtúbulos), e sim, como são os cílios e os flagelos... cílios: são curtos e em bastante quantidade... tentem lembrar do seu próprio cílios...são curtos e tem muitos. Já os flagelos, é o oposto, são longos e em menor quantidade...então é só pensar inversamente ao cílios e ambos tem função de locomoção.

Booooom, acabou a minha MEGA explicação, tomara que ajude alguém ai em alguma prova da escola ou mesmo no vestibular.

5 comentários:

  1. Fico feliz que tenha te ajudado Rafa!

    ResponderExcluir
  2. obrigada tive uma prova de ciecias e isso me ajudou muito

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz em ter ajudado Rebekka! Utilizei dessa tecnica no vestibular e também me ajudou a lembrar muito das coisas.

    ResponderExcluir

 

Meet the Author

Carolina, 1995. Meu sonho era ser jornalista ✐, mas acabou não dando certo e agora curso Recursos Humanos 웃. Criei aqui um lugar para escrever um pouco sobre meus passatempos preferidos: séries, filmes, customizações, livros, entre outros.